- Hummingbird
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ATRIBUTOS - New Pack
Sex Nov 06, 2020 8:55 pm
Atenção! Estou com preguiça de procurar e editar template, então este tópico vai ser pobre em design e pra quem não gostou; caixão e vela preta.
Atributos Atuais
Basicamente, nosso sistema de atributos atuais é uma mistura de PONTOS + RANK. Uma tentativa de manter em balanceamento a questão dos pontos exatos com a interpretação que eles representam em ranks. O que por sua vez, acaba tornando algumas questões do jogo como mais complexas de se trabalhar, por exemplo, em função do Hp em valores fixos. Considerando então por exemplo, um hp fixo em 355, fica difícil concluir qualquer padrão de dano em uma narração através do simples interpretativo. Portanto, chegamos ao impasse, que por sua vez nos leva a necessidade do tão sonhado sistema de pontos exatos. Calma gente, nem tudo vai se transformar num "Rolar dados de..."
New Pack
Basicamente é isso, concordam, discordam, algo a adicionar? Aceito feedbacks.
Basicamente, nosso sistema de atributos atuais é uma mistura de PONTOS + RANK. Uma tentativa de manter em balanceamento a questão dos pontos exatos com a interpretação que eles representam em ranks. O que por sua vez, acaba tornando algumas questões do jogo como mais complexas de se trabalhar, por exemplo, em função do Hp em valores fixos. Considerando então por exemplo, um hp fixo em 355, fica difícil concluir qualquer padrão de dano em uma narração através do simples interpretativo. Portanto, chegamos ao impasse, que por sua vez nos leva a necessidade do tão sonhado sistema de pontos exatos. Calma gente, nem tudo vai se transformar num "Rolar dados de..."
New Pack
- Primeiro Lugar — importantíssimo ressaltar que, em princípio, eu pensei também a respeito do total de atributos que temos a nossa disposição. Por enquanto contamos com um grupo de 5 atributos, sendo eles Força, Resistência, Inteligência, Destreza e Agilidade. Eu sugiro remodelar esse grupo, estendendo-o para um total de 7 atributos, sendo eles Força, Constituição, Agilidade e Destreza como atributos físicos, e Inteligência, Determinação e Carisma como atributos mentais. Ai vocês me perguntam: por que mexer nisso agora? E eu respondo que; vai tornar os cálculos do novo pack de atributos algo mais coerente e fácil de mexer, como vocês vão ver no decorrer da explicação. (Constituição: Resistência, Vigor, ligação direta com o Hp) (Determinação: Força de Vontade, Fé, ligação direta com Mana e Estamina, dependendo da afinidade do personagem) (Carisma: Carisma, Sedução, Sorte, Intimidação, Diplomacia, etc.)
- Caracterizando-os — os 7 atributos base são os que citei anteriormente, e HP, Mana e Estamina ficam como atributos principais.
- Atributos Principais — com a reformulação, eu sugiro que os atributos principais estejam ligados a determinados atributos base pra que isso permita o seu desenvolvimento inerente. Quando eu digo inerente, eu quero dizer por meio do level up mesmo. Por exemplo; Hp está diretamente ligado ao atributo base Constituição. Então de acordo com a sua pontuação em Constituição, toda vez que você subir de level, seu Hp também vai aumentar numa determinada quantia pré-estabelecida pela sua pontuação na Constituição. Entendeu? É isto. Então vamos pros cálculos;
- HP — a princípio o HP inicial vai ser definido por um cálculo simples: HP Base de determinada raça + Pontos em Constituição arredondando sempre pra cima e sempre num multiplicador de cinco. Claro que isso só durante a criação de ficha, pra que o início do jogo seja mais fácil de se habituar pra qualquer jogador. Então vamos supor que a pessoa crie um Humano que tenha a base de Hp em 40. Ela distribuiu os pontos em Constituição, e resolveu começar com 3 em Constituição. Seu Hp inicial seria de 43, porém arredondado fica em 45, e esse vai ser o hp inicial do jogador. Deu pra sacar? Ótimo.
- Mana e Estamina — mesma coisa, porém relacionados ao atributo base Determinação. Mesma conta, mesmo padrão, deu pra sacar né? Ótimo.
- Atributos Base por Raça — sendo assim, chegamos ao ponto em que todos preferem evitar mas eu acredito que vai resolver muita coisa. Determinar os atributos base de cada raça, incluindo-os no bestiário. Isso vai ser necessário sim, porque em tese vai ser o único grande diferencial dos status iniciais pra cada jogador. E também porque é com base nesses status iniciais que vão ser tirados os parâmetros pra todo o restante; desde efeitos de cura e poções, até o dano base padrão de habilidades em nível iniciante e afins. Vale lembrar também que, apesar dos valores aparentemente baixos inicialmente, todo level hp acompanha novos ganhos em seus respectivos Hp, Mana e Estamina. Sendo assim, a progressão segue em paralelo.
- Atributos Bônus de cada Raça — gente, é inevitável. Não da pra esperar que a força 7 de um humano vai seguir o mesmo padrão da força 7 de um Dragão ou de um Ogro. As medidas não são as mesmas e portanto, em nível de coerência, é mais do que necessário estabelecer algumas bonificações em determinados atributos de acordo com a raça. Eu já fiz uma pequena lista e logo mais vou anexar nesse post, mas por enquanto eu quis trazer os exemplos pra discussão mesmo, antes de enfiar tudo até o talo. Entendam essa seção como algo mais ou menos assim: Ogróides tem bonificação na Força +3. Então se ele criou a ficha e distribuiu sei lá, 3 pontos em força, em sua ficha ele terá Força 6, sacaram? E é só isso mesmo, depois vou explicar melhor.
- Distribuição de Pontos — vamos ao ponto chave então, a nova distribuição de pontos. Considerem que agora, num grupo de 7 atributos a serem pontuados, teremos um total de 14 pontos a serem distribuídos nestes atributos inicialmente. Nada mais coerente, afinal é o dobro do número de atributos que temos. Vale lembrar que, nunca um atributo pode começar zerado, e nunca um único atributo pode receber mais de 4 pontos numa primeira distribuição.
- Level Up + Pontos — bom, essa é outra questão chave pra esse novo sistema. Pois a cada level up, cada raça vai ter uma bonificação específica em pontos que ela vai receber para serem distribuídos pelo jogador em seus atributos. Vamos citar um exemplo, Humanos com sua famosa passabilidade; os mais "fortes" na questão adaptação, eles vão receber o maior bônus de pontos que é 4 pontos a serem distribuídos por level(o mesmo do limite inicial). As demais raças vão receber outras quantidades, todos de acordo com sua raça. E nunca esses pontos poderão ser distribuídos diretamente em Hp, Mana ou Estamina. A regra pros três é clara, eles vão crescer inerentemente ou sob efeito de itens, magias, maldições, o krl a 4.
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- Hummingbird
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Re: ATRIBUTOS - New Pack
Seg Nov 09, 2020 3:14 pm
Atributos Principais por Raça
Até então temos uma enorme variedade de raças e, para maior facilitar a compreensão do sistema proposto no post anterior, sigo com uma pequena lista dos atributos iniciais para cada raça, acompanhados de suas respectivas bonificações em atributos base. Então sem mais delongas, segue a lista com especificações básicas para cada determinada raça e, pasmem, suas variantes. Logo vocês entenderão.
- Humano — Compreendam os humanos como a classe geral baseada nos princípios do RPG. Então seu maior benefício de fato é a adaptação, que em princípio, é a melhor e mais desenvolvida do que de qualquer outra raça.
HP Inicial: 30 | Mana Inicial: 30 | Estamina Inicial 30
Bonificações de Atributo Inicial: Carisma +3
Bonificações p/Level Up: +1 ponto de atributo para ser distribuído.
Variantes: *Ainda a ser discutida - Ogróides — Ogróides no geral tem por característica principal o desenvolvimento da força e da musculatura. Bárbaros por natureza?
HP Inicial: 40 | Mana Inicial: 20 | Estamina Inicial: ¹²20 | ³30
Bonificações de Atributo Inicial: Força +3 ou Constituição +2
Bonificações p/Level Up: +1 ponto de atributo pra ser distribuído.
Variantes: ¹Ogróides Comuns — Força | ²Ogróides Montanhosos — Constituição | ³Ogróides Chari — Força. - Nanídeos — Anões, goblins, gnomos e semelhantes. Em princípio, são idealizados por seu tamanho diminuto e consequentemente as qualidades provenientes disso. São furtivos, esguios, e até resistentes feito uma mula segundo os anões.
HP Inicial: ¹²⁴15 | ³30 | Mana Inicial: 20 | ⁴30 | Estamina Inicial: ¹²⁴20 | ³40
Bonificações de Atributo Inicial: Agilidade +3 ou Constituição +2 ou Destreza +2 ou Inteligência +2 ou Determinação +2.
Bonificações p/Level Up: +1 ponto de atributo pra ser distribuído.
Variantes: ¹Goblins — Agilidade ou Destreza | ²Gnomos — Agilidade ou Destreza | ³Anões — Constituição | ⁴Anões Sábios — Determinação ou Inteligência. - Construtos — Criaturas. Difícil dizer o ponto de origem, ainda que se tenha por base o fato de algo inanimado ganhar vida e também capacidade de raciocínio. Em sua maioria são de base inorgânica, mas existem também os que se elevam em algo orgânico, como homúnculos e hematócios.
HP Inicial: ¹15 | ²20 | Mana Inicial: 35 | Estamina Inicial: 20
Bonificações de Atributo Inicial: Inteligência +3 ou Determinação +1
Bonificações p/Level Up: +1 ponto de atributo pra ser distribuído.
Variantes: ¹Hematócios — Inteligência ou Determinação | ²Homúnculos — Inteligência ou Determinação. - Centauros — Criaturas mágicas que povoam Alurea em grande quantidade, desde sempre os Centauros são invejados por sua liberdade e vitalidade. Mesmo contra todas as adversidades, os Centauros sobreviveram. São sinônimos de resiliência.
HP Inicial: ¹40 | ²25 | Mana Inicial: ¹20 | ²35 | | Estamina Inicial: 40
Bonificações de Atributo Inicial: Constituição +3 ou Inteligência +1
Bonificações p/Level Up: +1 ponto de atributo pra ser distribuído.
Variantes: ¹Centauros Guerreiros — Constituição | ²Centauros Manariais — Inteligência ou Constituição. - Tabaxis — Gatinhos engenhosos e mirabolantes. Difícil dizer a respeito de sua origem, mas não há um lugar sequer em Alurea que não tenha se deparado com a presença de um Tabaxi ao menos uma vez na vida. Os famosos gatinhos exploradores estão por todo canto, sem perder a essência de Ngerupolis é claro.
HP Inicial: ¹20 | ²15 | Mana Inicial: ¹20 | ²35 | Estamina Inicial: ¹30 | ²20
Bonificações de Atributo Inicial: Inteligência +2 ou Destreza +3 ou Agilidade +2.
Bonificações p/Level Up: +1 ponto de atributo pra ser distribuído.
Variantes: ¹Tabaxis Guerreiros — Agilidade ou Destreza | ²Tabaxis Maguinhos — Inteligência ou Destreza. - Dragões — Uma das criaturas mais temidas e até respeitadas por todos aqueles com o mínimo de bom senso. Dragões são tão misteriosos quanto sua origem. Variantes das mais enigmáticas acompanham o desenvolvimento dessa raça que, até os dias de hoje, traz consigo o verdadeiro significado de algo grandioso.
HP Inicial: ¹²50 | ³25 | Mana Inicial: 30 | ³45 | Estamina Inicial: ¹²40 | ³30
Bonificações de Atributo Inicial: Força +4 ou Constituição +3 ou Inteligência +3.
Bonificações p/Level Up: +1 ponto de atributo pra ser distribuído.
Variantes: ¹Dragões Ordinários — Força ou Constituição | ²Dragões Místicos — Inteligência ou Constituição | ³Dragões Necróticos — Inteligência ou Força. - Mortos-Vivos — Lichs, Ghouls, amaldiçoados entre a vida e a morte, almas perambulando em um corpo orgânico ou não, e que vivem em função de atormentar ou perseguir alguma vingança de outrora.
HP Inicial: ¹15 | ²25 | ³40 | Mana Inicial: 20 | ¹50 | Estamina Inicial: ¹²20 | ³40
Bonificações de Atributo Inicial: Inteligência +3 ou Constituição +3.
Bonificações p/Level Up: +1 ponto de atributo pra ser distribuído.
Variantes: ¹Lich — Inteligência | ²Ghoul — Constituição | ³Revenãs — Inteligência ou Constituição. - Teriantropos — Aqueles com capacidades místicas de transformação. Popularmente transmorfos, ou amaldiçoados por licantropia, ou qualquer outro tipo de transformação; forçada ou não, que envolva o seu ser.
HP Inicial: ¹30 | ²35 | Mana Inicial: 30 | Estamina Inicial: ¹30 | ²40
Bonificações de Atributo Inicial: Algum atributo de afinidade relevante para seu respectivo avatar de transformação +2.
Bonificações p/Level Up: +1 ponto de atributo pra ser distribuído.
Variantes: ¹Transmorfos — Qualquer atributo | ²Licantropos — Qualquer tributo. - Ninfas — São entidades tipicamente femininas ligadas a elementos naturais, sejam eles um local natural em particular (bosques, rios, lagos) ou locais sagrados (biblioteca de Andalva, altares, templos).
HP Inicial: ²20 | ¹³⁴15 | Mana Inicial: 35 | Estamina Inicial: ¹³⁴20 | ²25
Bonificações de Atributo Inicial: Inteligência +2 ou Carisma +1 ou Agilidade +2
Variantes: ¹Dríades — Inteligência ou Carisma | ²Epigéias — Agilidade ou Carisma | ³Halíades — Agilidade ou Carisma | ⁴Urânias — Agilidade ou Carisma
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- Hummingbird
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Re: ATRIBUTOS - New Pack
Seg Nov 09, 2020 4:50 pm
FAQ
- Arredondamento Inicial — Quando você distribuir seus pontos DURANTE a criação da ficha, haverá um arredondamento automático nos ATRIBUTOS PRINCIPAIS, pra mais ou pra menos, de acordo com a pontuação respectiva. Exemplo¹: Comecei com 4 pontos em Constituição. Sou um Humano, ou seja, tenho Hp Base de 30. Com os 4 pontos da minha Constituição, meu Hp vai começar em 34. Com o arredondamento inicial, vai marcar em 35. Exemplo²: Comecei com 1 ponto em Constituição. Sou Humano. Hp Base 30. Com 1 ponto a mais, Hp inicial de 31. Arredondamento inicial pra menos, vai marcar em 30 hp. Exemplo³: 1e 2 arredonda pra baixo, 3 e 4 arredonda pra cima
- Limite de pontos inicial — Como foi colocado no primeiro post, existe um limite de distribuição de pontos inicial onde um Atributo Base nunca pode ultrapassar os 4 pontos na distribuição inicial. Porém, o bônus racial não está incluso nesse bônus. Então supondo que sejas um Humano, e tenha 4 pontos distribuído no seu Carisma, ainda vai ganhar os 3 pontos de bônus do Carisma, iniciando então com 7.
- Influências dos Atributos Base nos Atributos Principais — Constituição influencia diretamente no aumento do Hp, por level. | Determinação influencia diretamente no aumento de Mana ou Estamina, por level. No caso da Determinação, durante a criação da ficha, os pontos em Determinação influenciam igualmente nos dois. Depois, durante o level up, toda vez que upar o personagem escolhe em qual dos dois o atributo vai influenciar; se vai ser em Mana ou Estamina.
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